Atualizado em : 15/08/2019 em Notícias NFC-e PR

Passo a Passo para Configurar os Dados da Empresa na Impressão da NFCe

Configurar os Dados da Empresa na Impressão da NFCe é mas Simples do que Parece.

Muitos emitentes da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica têm dúvidas em relação a como configurar os dados da empresa na impressão da NFCe.

Diferente da NFe (Nota Fiscal eletrônica), os dados impressos são bem menores. O cupom contém informações básicas nele e o QRcode (podendo ser consultado sua validade através de aplicativos de smartphone). O tamanho dos dois também é consideravelmente menor em relação ao cupom.

A Nota Fiscal de Consumidor eletrônica veio para facilitar os procedimentos fiscais, pois é emitida para registros de vendas presenciais ou até mesmo entregas em domicilio dentro dos municípios para consumidor final, podendo ser pessoa jurídica ou pessoa física. A obrigatoriedade de sua emissão ficou a critério de cada Estado, existindo ainda alguns Estados que não aderiram esse projeto e/ou Estados que aderiram para uma parte do comércio varejista.

A transmissão da NFCe é feita em tempo real, com isso possibilitando para a fiscalização um poder maior para acessar e combater a sonegação de impostos.

Com isso, para que o Cupom seja impresso com os dados do emitente, é preciso que ele preencha todos os grupos referente a isso do layout de emissão. Primeiro grupo a ser preenchido é o Grupo C -Identificação do Emitente da Nota Fiscal Consumidor eletrônica, esse grupo é composto por sete colunas, mas somente os três primeiros irão ser impressos no cupom. Eles são:

  1. Razão Social ou Nome do Emitente
  2. Nome Fantasia
  3. Inscrição Estadual (IE)

Complementando esse mesmo Grupo tem o C02, que é onde será preenchido com o CNPJ ou CPF do emitente.

E por último tem o Grupo C05 – Endereço  do Emitente da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica, esse grupo é composto por 11 colunas que deixarão mais detalhadas as informações do endereço do emitente.

Mas somente 7 serão impressos em seu cupom, que são os seguintes:

  1. Logradouro
  2. Número
  3. Complemento
  4. Bairro
  5. Nome do Município
  6. Sigla da UF
  7. Telefone

Veja abaixo alguns exemplos desses dados preenchidos no arquivo de emissão da NFCe, nos formatos XML, JSON e TXT.

XML:

exemplo de xml para configurar os dados da empresa na impressão da NFCe

Json:

exemplo de json para configurar os dados da empresa na impressão da NFCe

TXT:

exemplo de txt para configurar os dados da empresa na impressão da NFCe

Com essas informações devidamente preenchidas em seu Documento eletrônico, ele será impresso da seguinte maneira:

exemplo do danfce para configurar os dados da empresa na impressão da NFCe

Conforme visto acima, as informações detalhadas da sua empresa sairão no cabeçalho da NFCe, e mais abaixo aparecerá novamente o nome do emitente.

Lembrando também que os emitentes devem guardar o XML de cada documento por cinco anos, de acordo com a legislação tributária e que não é obrigatório guardar o PDF do cupom na máquina, pois o documento que tem valor fiscal mesmo para a empresa é o XML. O cupom apenas tem valor fiscal para o destinatário, pois pode ser usado também como crédito para o imposto de renda, podendo ser apresentando ele impresso ou a consulta feita através da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *